EIXO 1

ATIVIDADES DO EIXO 1
CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 40 HORAS

EIXO 1 – PROJETO

ATIVIDADES – EIXO 1

Observação: A política do MEC é a utilização de softwares livres, portanto, os cursos são planejados visando a utilização do sistema Operacional Linux com as ferramentas do BrOffice. Caso você não tenha acesso a essas ferramentas poderá utilizar as ferramentas da Microsoft, veja abaixo a equivalência:
BrOffice Microsoft Office
Editor de textos do BrOffice - Writer Word
Apresentação de slides BrOffice - Impress Power Point
Planilha eletrônica BrOffice - Calc Excel

ATIVIDADE 1.1 – Apresentação (Fórum - Obrigatório).

Para a interação inicial, criamos o fórum intitulado Apresentação. Cada um(a) poderá dizer quem é, de onde é, em qual escola trabalha, qual o nível de contato com o computador, quais as expectativas em relação ao curso, ao estudo virtual. Enfim, este espaço tem como objetivo principal a apresentação e interação entre todos os envolvidos neste curso.

ATIVIDADE 1.2 – Meu projeto pessoal/profissional (Biblioteca - Obrigatórios).

Fazer uma introspecção, identificando algum aspecto dos projetos pessoais/profissionais que gostariam de relatar e compartilhar com os colegas.

Para reflexão, sugerimos um link para leitura complementar de um texto do Professor Nilson José Machado: Projeto de vida, disponível em: http://www.fm.usp.br/tutores/bom/bompt54.php.

Orientações:

1. Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: Ativ2AnaLuciaPereira
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material Aluno, Tema “Meu Projeto” e Subtema “Projeto Pessoal/profissional”.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material Aluno, para conhecer seus projetos.



ATIVIDADE 1.3 – Diálogo teórico (Fórum - Obrigatório).

Após uma viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma. Escolher um dos teóricos apresentados (conteúdo do módulo – página 4 – linha do tempo – páginas 5 a 7 e no guia do cursista, páginas de 15 a 50), fazer um estudo mais aprofundado de suas ideias, consultando as fontes sugeridas ou outras que tiver acesso, destacar um aspecto considerado por ele importante e compartilhar com os colegas no fórum “Diálogo teórico”.

Orientação didática:

1. Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo (página 4 – conteúdo do módulo) e fazer uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.


ATIVIDADE 1.4 – Projeto e suas características ( Biblioteca - Obrigatório).

Reflita sobre as questões abaixo levando em consideração as leituras feitas e suas experiências:

 Todo projeto é interdisciplinar?
 É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

Além das questões norteadoras, indicamos a leitura de uma entrevista intitulada Como se trabalha por Projeto, concedida pela Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida à Revista TVEscola, disponível no guia do cursista, pág. 61 a 67.
Leia, também, o texto intitulado: Interdisciplinaridade de A a Z - de Vitor Casimiro. Disponível no guia do cursista pág. 67 a 70.

Leituras complementares:

 Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar, da Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, disponível no guia do cursista, pág. 70 a 75 e também no conteúdo do módulo, pag. 16.

 Projeto: uma nova cultura de aprendizagem, da Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, disponível no guia do cursista, pág. 76 a 79.





Orientações:

1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto, feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida;
2. Escrever um relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
3. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ4seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Ana Lúcia Pereira, o nome do arquivo será: Ativ4AnaLuciaPereira
Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material Aluno, Tema “Projeto” e Subtema “Projeto e Suas Características”.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material Aluno, para conhecer seus projetos.



ATIVIDADE 1.5 – Banco de projetos ( Biblioteca- Obrigatório).

Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar. O registro de cada projeto deve ser feito conforme roteiro disponível no ambiente (biblioteca – material professor – lista acervo – roteiro) do curso e compartilhado com o grupo. Além disso, os cursistas devem também acessar os relatos dos colegas.


Conheça também o Projeto Amora. Acesse o link: http://amora.cap.ufrgs.br/ e
http://amora.cap.ufrgs.br/coordenador.php.


Orientações:

1.Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ5seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Rose Helena Siqueira, o nome do arquivo será: Ativ5RoseHelenaSiqueira.
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material Aluno, Tema “Banco de Projetos” e Subtema “Experiência”.
4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.

ATIVIDADE 1.6 – Proposta de Projetos ( Biblioteca - Obrigatório).

A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula. Elabore uma proposta de projeto a ser implementada em sala de aula (de modo que os alunos sejam protagonistas de suas produções). Sugere-se partir das observações feitas no Banco de Projetos e de um diálogo prévio na escola (professores e gestores). A proposta deverá ser elaborada a partir de um roteiro disponível no ambiente (biblioteca – material professor – lista acervo – roteiro proposta de projeto). O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo 2 (currículo) do curso.


Essa atividade poderá ser realizada em dupla.

Orientações:

1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;

2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;

3. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o Roteiro proposta de Projeto como referencia para elaborar a proposta;

4. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ5seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Rose Helena Siqueira, o nome do arquivo será: Ativ6ProjetoRoseHelenaSiqueira.


5. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material Aluno, tema “Proposta de Projeto” e Subtema “Roteiro”.

ATIVIDADE 1.7 – Reflexão sobre a aprendizagem (Diário de Bordo - Obrigatório).

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse, é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Siga as orientações.

1. Acessar o item Diário de Bordo.

2. Clique em Nova Anotação.

3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.